quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sugestão de visita: Observatório para a implementação da Lei Maria da Penha

Trata-se de uma instância autônoma, da sociedade civil, que funciona graças a um consórcio formado por grupos de pesquisa e ongs de todo o Brasil. Atualmente, a iniciativa é liderada pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) e composta por oito instituições, além de possuir mais três redes parceiras, cobrindo todas as regiões do Brasil.

O objetivo do observatório é acompanhar a efetivação da Lei Maria Penha, através de ações como: mapeamento das informações disponíveis e a acessibilidade de dados sobre os recursos para a atenção e enfrentamento da violência contra as mulheres; realização de um estudo de caso centrado na experiência do estado de Mato Grosso, primeiro estado a regulamentar por lei estadual a Lei Maria da Penha; análise do processo de implementação e aplicação da Lei Maria da Penha nos estados brasileiros; divulgação do resultado do projeto, através de publicação sobre a experiência do observatório; entre outras.

A página possui informações sobre o projeto, as instituições que compõe o observatório, eventos e notícias relacionadas ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O correio eletrônico do projeto é neim@ufba.br. Já o site pode ser acessado no endereço (copie e cole na sua barra de navegação): www.observe.ufba.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário