terça-feira, 8 de setembro de 2009

O que é o projeto "Entre João e Maria: conversando com a Lei Maria da Penha"?

Devido a grande rotatividade do blog, vamos postar aqui novamente algumas informações básicas sobre o projeto. Esse material também é distribuído com frequência a imprensa quando ocorrem ações do projeto.


O que é o projeto “Entre João e Maria: conversando com a Lei Maria da Penha”?


O projeto “Entre João e Maria: conversando com a Lei Maria da Penha” faz parte da Incubadora de Direitos Sociais do Programa Universidade Sem Fronteiras. O projeto iniciou em outubro de 2007 e tem sede na Unicentro Guarapuava, campus do Cedeteg, sendo composto por 11 integrantes, sendo três professores orientadores, além do coordenador, dois profissionais recém-formados e seis estudantes de graduação.

O objetivo do projeto é promover, divulgar e efetivar a “Lei Maria da Penha” que pune casos de violência contra a mulher, através de diferentes ações envolvendo os municípios de Guarapuava, Pinhão, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Palmas, Irati, Prudentópolis e Inácio Martins.

A escolha dos municípios se deve ao fato de a região ter casos extremos de violência contra a mulher, com situações de cárcere privado e de mulheres que denunciaram seus companheiros, mas ainda assim foram assassinadas, conforme destaca o coordenador do projeto, José Ronaldo Fassheber, professor da Unicentro.

Ele ressalta ainda que um dos principais trabalhos do projeto é organizar encontros com grupos organizados da sociedade civil – como associações, conselhos municipais e ONGs – a fim de esclarecer a existência da lei e estabelecer parcerias para cobrar e estabelecer o controle social de Políticas Públicas para as Mulheres. Deve existir uma cobrança por parte da sociedade com relação aos governantes para que se cumpra a lei.

Fassheber informa a importância das ações do projeto. “Graças às palestras e ao trabalho de panfletagem, percebemos uma mudança de comportamento nas mulheres. Muitas desconhecem a lei, têm vergonha ou medo de denunciar. Mas temos notado um aumento no número de denúncias em todas as classes sociais”, afirma.


Mais informações:
E-mails: usf_mariadapenha@hotmail.com e comunicacao.mariadapenha@yahoo.com.br
Telefone: (42) 9972-9422

Nenhum comentário:

Postar um comentário