terça-feira, 29 de setembro de 2009

Indicação de leitura: Perfil da violência contra a mulher em Guarapuava

Hoje no blog, uma série de postagens atrasadas, que não foram publicadas nos relativos dias devido a falta de tempo. A primeira delas, que normalmente ocorre às sextas-feiras, é a indicação de leitura. Trata-se da dissertação de mestrado da professora Maria Isabel Raimondo Ferraz, docente do Departamento de Enfermagem da Unicentro Guarapuava e uma das orientadoras do projeto Conversando com a Lei Maria da Penha. O trabalho, vinculado ao Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi concluído em 2008 e contou com a orientação da doutora Liliana Maria Labronci.

A pesquisa se baseou em dados da Delegacia da Mulher de Guarapuava com o objetivo de comparar o perfil da violência cometida contra a mulher, um ano antes e um ano depois da criação da lei 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. O estudo chegou a resultados sobre os locais onde ocorrem as agressões, os tipo de violência, as características das agredidas, o grau de parentesco com os agressores, os motivos das agressões e os procedimentos adotados pelas vítimas após as ocrrências.

O trabalho traz informações importantes sobre as características da violência contra a mulher em Guarapuava, cidade marcada por vários casos do gênero. Um outro estudo, por exemplo, realizado pela professora de Serviço Social da Unicentro, Sandra Lourenço, mostra que entre 2001 e 2002 a polícia local registrou três casos de violência contra a mulher por dia.

A pesquisa da professora Maria Isabel está disponível no endereço (copie e cole na sua barra de navegação): http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp086282.pdf (lembrando que é necessário realizar um cadastro no site Domínio Público antes de efetuar o download do arquivo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário