quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sugestão de visita: site do Instituto Patrícia Galvão

Criado em 2001 na cidade de São Paulo, por ativistas feministas que atuam na área de comunicação, o Instituto Patrícia Galvão é uma ONG que visa desenvolver projetos sobre direitos da mulher e meios de comunicação de massa.

O próprio site do instituto explica a escolha da comunicação como principal arma da ONG. "A comunicação e a mídia foram os focos escolhidos por serem considerados estratégicos nos projetos de transformação social e política. Se as desigualdades de gênero têm origem na cultura, os meios de comunicação de massa representam um espaço importante, seja de reforço ou de questionamento dessas desigualdades".

As principais ações do instituto são incentivar ações coletivas de impacto, auxiliar na identificação de espaços, promover políticas de democratização, tudo isso na área da comunicação, principal ferramenta do instituto.

O instituto tem esse nome em homenagem a Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, escritora e ativista política. Além de participar de forma ativa do Movimento Modernista, Pagu se notabilizou pela defesa de um papel ativo da mulher perante a sociedade. Ela faleceu em 1962, deixando publicações como poemas, desenhos e romances. Mais informações sobre Pagu estão disponíveis em: http://www.pagu.com.br/index2.asp.

O link para o site do Instituto Patrícia Galvão: http://www.patriciagalvao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário