quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sobre a reportagem da RPC - parte I

Este assunto é extenso e por isso será dividido em duas postagens. Na quinta-feira passada, o Paraná TV - Segunda Edição, RPC TV Guairacá, exibiu uma reportagem sobre violência doméstica contra a mulher.

A reportagem pode ser vista logo acima (ou no link: http://portalrpc.com.br/tv.guairaca/video.phtml?Video_ID=50768). O detalhe, que levou ao surgimento dessaa postagens, é que boa parte das informações foram cedidas pelo projeto "Entre João e Maria: conversando com a Lei Maria da Penha", algumas gravações, inclusive, ocorreram na residência do professor José Ronaldo Fassheber, coordenador do projeto. No entanto, apesar disso e do trabalho realizado pelo projeto desde 2007, o "Conversando com a Lei Maria da Penha" sequer foi citado.

O comentário do professor sobre o assunto (que também está disponível no link citado acima):

Toda reportagem televisiva que venha agregar nessa luta é importante e imprescindível. No entanto, após passar tantos dados a vocês, inclusive disponibilizando as informantes, pensamos que levaríamos algum crédito e alguma credibilidade em nosso trabalho. O aumento de denuncias de violência doméstica e familiar não se deu apenas pela promulgação da lei Maria da Penha e não apenas pela presença da competente delegada Dra. Nysa Nanni por quem temos profundo respeito.

O aumento de denuncias se deve TAMBÉM ao fato da divulgação da lei e sabemos que fizemos isso muito bem. Indo de casa em casa, de porta em porta em todos os bairros de Guarapuava e em diversos municípios da região. Só aqui foram mais de cem palestras, dezenas de panfletagens, idas e falas na Câmara de vereadores, Conselho Municipal da Mulher, Polícia Militar, etc. Inferimos, influenciamos e fazemos o controle social das políticas. Agregamos orçamento ao PPA do município.

Com nossas ações, passamos a sofrer algumas ameaças e boicotes. Poucos fizeram apenas parte do que já fizemos. A violência não pode ser contida apenas pelas denúncias individuais e pelas ações policiais, mas sobretudo pela organização da sociedade civil. Por isso, após entregar vários materiais a reportagem, nos sentimos escanteados da edição final. Foi desanimador para nós afinal.

Dr. José Ronaldo Fassheber, coordenador do projeto "Entre João e Maria: conversando com a Lei Maria da Penha", do programa Universidade Sem Fronteiras, UNICENTRO.

O assunto segue na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário