sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Três anos da Lei Maria da Penha: a história de Maria da Penha


Maria da Penha Maia Fernandes é uma das responsáveis direta pela implantação da lei 11.340/2006, que leva informalmente seu nome. A biofarmacêutica cearense sofreu duas tentativas de assassinato por parte de seu ex-marido, o colombiano Marco Antonio Heredia Viveros. Uma deles deixou Maria da Penha paraplégica. A luta dela por punição ao seu agressor a tornou mundialmente conhecida, Maria da Penha se transformou em um símbolo da cruzada contra a violência doméstica. O caso da cearense chegou ao conhecimento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, fato decisivo para a pressão internacional sobre o Brasil, o que culminou na criação da lei 11.340/2006, que cria mecanismos para o combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A biografia de Maria de Penha disponível na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_da_Penha.

A revista TPM, publicada em março de 2009, apresenta uma extensa entrevista com Maria da Penha. Nela, a biofarmacêutica conta vários detalhes da sua vida. A entrevista, dividida em sete partes, pode ser lida neste link: http://revistatpm.uol.com.br/revista/82/paginas-vermelhas/maria-da-penha/page-1.html.


Um comentário:

  1. eu acho que tudo que voce passou e o sofrimento profundo e acho tambem que voce deveria sair pewlos colegio militares dando palestra sobre a violencia domestica e nao so no ceara como na bahia e em outro colegios

    ResponderExcluir